data/documents/storedDocuments/{334263AD-A534-4B0E-AD1D-363427828AB4}/{73F17C2B-4A61-458C-AF49-76E7575B2807}/MJ.gif

  Órgãos de Segurança
  Sistema Único
  Conselho Nacional - Conasp
  Estratégia Nacional - Enasp
  Educação e Valorização
  Estatísticas
  Força Nacional
  Passaporte
  Produtos Químicos
  Segurança na Copa
  Segurança Portuária
  Segurança Privada
  Segurança Rodoviária
 Serviços
Eventos
Fotos
Legislação
Links
Mapa
Notícias
Publicações
Segurança Pública » Segurança Portuária  »  Memória

Memória

Até julho de 2006 foram:

  • Publicadas 37 (trinta e sete) Resoluções que regulamentam a implementação dos Planos de Segurança e do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias – Códigos ISPS;
  • Publicadas 103 (cento e três) Deliberações para reconhecimento das Organizações de Segurança, seus Técnicos e prepostos, aprovaram os Estudos de Avaliação de Risco e os Planos de Segurança, e Certificaram as IP;
  • Aprovados 227 (duzentos e vinte e sete) Estudos de Avaliação de Risco das IP;
  • Aprovados 220 (duzentos e vinte) Planos de Segurança;
  • Certificadas 140 (cento e quarenta) IP com Declaração de Cumprimento – DC (Certificação plena);
  • Certificadas 71 (setenta e uma) IP com Termo de Aptidão – TA (Certificação parcial);
  • Realização de 6 (seis) edições do Curso Especial para Supervisores de Segurança Portuária;
  • Formação de 566 (quinhentos e sessenta e seis).
  • A Conportos propiciou a realização, em maio de 2005, na cidade de Santos/SP, do Curso de Segurança Portuária do Comitê de Interamericano de Combate ao Terrorismo da Organização dos Estados Americanos – CICTE/OEA, para os paises Sul-Americanos.
  • Em cumprimento ao acordo firmado entra as CONPORTOS e as Autoridades de Segurança Portuária dos Estados Unidos da América, objetivando a integração, a troca de informações e compartilhamento das melhores práticas de segurança portuária, uma delegação da Conportos e da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América –US Guard Cost, no período de 13 a 22 de setembro de 2005, visitaram as instalações da Companhia Docas do Ceará (Porto de Mucuripe) e da Companhia de Integração Portuária do Ceará - Terminal Marítimo do PECÉM, no estado do Ceará; da Companhia Docas do Rio de Janeiro (Portos do Rio de Janeiro e de Sepetiba), Libra Terminais, Multi-car, Multi-rio e Multiterminais, no estado do Rio de Janeiro e; Companhia Docas do Estado de São Paulo (Porto de Santos), Libra Terminais, Ultrafértil, Santos Brasil, Copersucar e Localfrio, no estado de São Paulo. Veja fotos da visita.
  • Em visita recíproca, uma delegação da CONPORTOS em 30 de maio de 2006, foi recebida em Whasington – DC – EUA, pelo Sub-Comandante da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América – US Guard Cost, Contra-Almirante Graig E. Bone e no período de 31 de maio a 09 de junho de 2006, juntamente com uma equipe da US Guard Cost, visitaram as instalações portuárias das cidades de Boston, New York, Philadelphia e Miami. Veja fotos da visita.


As Cesportos e a Conportos, estão desenvolvendo:

  • A análise e aprovação de Avaliações de Risco e de Planos de Segurança das IP novas e remanescentes;
  • A realizando Inspeções para a Certificação nas IP que estão implementando o seu Plano de Segurança;
  • A formação dos novos Supervisores de Segurança Portuária;
  • A regulamentação do Treinamento dos funcionários e demais usuários das IP;
  • A regulamentação das Auditorias que deverão ser feitas nas IP, sendo 2 (duas) dentro do período máximo estabelecido de 5 (cinco) anos, não podendo exceder o prazo de 3 (três) anos entre elas.
  • A análise da proposta dos novos Regimentos Internos das CESPORTOS e da CONPORTOS.
  • A elaboração de uma Proposta de Lei Federal que Institui o “Fundo Nacional de Segurança Pública Portuária”.
  • A organização do II Curso de Segurança Portuária do Comitê de Interamericano de Combate ao Terrorismo da Organização dos Estados Americanos – CICTE/OEA, para os paises Sul-Americanos, a ser realizado na cidade de Manaus/AM,
Busca
Ok
Buscar somente no tema Segurança Pública
Banner de ligação com o Fale Conosco
Banner de ligação com o Tire suas Dúvidas
Credenciamento
Critérios para credenciamento de organizações de segurança portuária. 


Instalações Portuárias Certificadas 

Retorna Sobe