data/documents/storedDocuments/{334263AD-A534-4B0E-AD1D-363427828AB4}/{73F17C2B-4A61-458C-AF49-76E7575B2807}/MJ.gif
Quarta-feira, 18 de março de 2015

  Ministério
  Biblioteca
  Comissão de Ética
  Organograma
  Ouvidoria-Geral
  Protocolo
  Recursos Humanos
  Tecnologia da Informação
 Estrutura
 Licitação
 Serviços
Estrutura
Eventos
Fotos
Legislação
Mapa
Notícias
Publicações
Institucional » Biblioteca

Biblioteca

A Biblioteca do Ministério da Justiça foi criada em 1940 por Decreto-Lei do presidente Getúlio Vargas. Antes da transferência da Capital da República, ocupava o n° 128 da Rua México, no Centro do Rio de Janeiro. Em 1961 estabeleceu-se em Brasília, provisoriamente, no Ministério do Trabalho, que dividiu seu espaço com o MJ na Esplanada, até que o Palácio da Justiça fosse inaugurado em 1972.

Sua atual área física é privilegiada – metade do térreo do Palácio da Justiça. Seu acervo reúne cerca de 80 mil volumes, com ênfase nas obras de Direito e áreas afins como Sociologia, Filosofia e História. Suas coleções especiais – Affonso Penna Jr. e a Goethiana – estão dispostas em salas temáticas.

A base da Biblioteca do MJ está na rede RVBI – Rede Virtual de Bibliotecas do Senado Federal, da qual fazem parte apenas 15 bibliotecas: todas as bibliotecas do Judiciário, Câmara Federal, Câmara Legislativa do DF e Ministério do Trabalho.

Três ambientes de estudo, equipados para receber laptops estão à disposição do público: onze cabines individuais e onze mesas circulares, em espaço aberto, e duas salas fechadas com capacidade para oito pessoas.

A Biblioteca do Ministério da Justiça funciona no térreo de seu Edifício Sede, na Esplanada dos Ministérios, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Busca
Ok
Buscar somente no tema Institucional
Meus Dados


  Você Sabia?
 Que o Ministério da Justiça possui a Coleção Affonso Penna Júnior, que pertenceu ao eminente homem público e jurista Affonso Augusto Moreira Penna Júnior, que perfaz o total de 18.069 volumes, predominando as áreas do Direito, História e Literatura, com várias obras raras, entre as quais dois preciosos incunábulos.
Retorna Sobe