data/documents/storedDocuments/{334263AD-A534-4B0E-AD1D-363427828AB4}/{73F17C2B-4A61-458C-AF49-76E7575B2807}/MJ.gif
pixel
Terça-feira, 17 de março de 2015
pixel
pixel

pixel
pixel
  Ministério
 Breve História
 Relação de Ministros
 Datas Comemorativas
  Biblioteca
 Atendimento ao usuário
 Acervo
 Serviços disponíveis
 Eventos culturais
 Revista Arquivos
  Comissão de Ética
 Missão
  Organograma
 Secretaria Executiva
  Ouvidoria-Geral
  Protocolo
  Recursos Humanos
 Aposentados e Pensionistas
  Tecnologia da Informação
 PDTI
 Interoperabilidade
 Plataforma Nacional
pixel
pixel
 Estrutura
 Licitação
pixel
pixel
  Serviços
Estrutura
Eventos
Fotos
Legislação
Mapa
Notícias
Publicações
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
Institucional » Biblioteca
pixel
pixel

Biblioteca

A Biblioteca do Ministério da Justiça foi criada em 1940 por Decreto-Lei do presidente Getúlio Vargas. Antes da transferência da Capital da República, ocupava o n° 128 da Rua México, no Centro do Rio de Janeiro. Em 1961 estabeleceu-se em Brasília, provisoriamente, no Ministério do Trabalho, que dividiu seu espaço com o MJ na Esplanada, até que o Palácio da Justiça fosse inaugurado em 1972.

Sua atual área física é privilegiada – metade do térreo do Palácio da Justiça. Seu acervo reúne cerca de 80 mil volumes, com ênfase nas obras de Direito e áreas afins como Sociologia, Filosofia e História. Suas coleções especiais – Affonso Penna Jr. e a Goethiana – estão dispostas em salas temáticas.

A base da Biblioteca do MJ está na rede RVBI – Rede Virtual de Bibliotecas do Senado Federal, da qual fazem parte apenas 15 bibliotecas: todas as bibliotecas do Judiciário, Câmara Federal, Câmara Legislativa do DF e Ministério do Trabalho.

Três ambientes de estudo, equipados para receber laptops estão à disposição do público: onze cabines individuais e onze mesas circulares, em espaço aberto, e duas salas fechadas com capacidade para oito pessoas.

A Biblioteca do Ministério da Justiça funciona no térreo de seu Edifício Sede, na Esplanada dos Ministérios, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

pixel
pixel
pixel
pixel
Busca
Ok
Buscar somente no tema Institucional
pixel
pixel
Meus Dados
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel


pixel
pixel
  Você Sabia?
 Que o Ministério da Justiça possui a Coleção Affonso Penna Júnior, que pertenceu ao eminente homem público e jurista Affonso Augusto Moreira Penna Júnior, que perfaz o total de 18.069 volumes, predominando as áreas do Direito, História e Literatura, com várias obras raras, entre as quais dois preciosos incunábulos.
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
Retorna Sobe