data/documents/storedDocuments/{334263AD-A534-4B0E-AD1D-363427828AB4}/{73F17C2B-4A61-458C-AF49-76E7575B2807}/MJ.gif
pixel
Quarta-feira, 17 de outubro de 2012
pixel
pixel

pixel
pixel
  Marco Legal
 Política Nacional
 I Plano Nacional
 II Plano Nacional
  Rede de Enfrentamento
 Núcleos de Enfrentamento
 Postos Avançados
  Cooperação Técnica Internacional
 UNODC
 ICMPD
 OIT
  Prêmios e Concursos
 Prêmio Libertas
 Simone Borges Felipe
pixel
pixel
  Serviços
Estrutura
Eventos
Legislação
Links
Notícias
Publicações
Seleção de Consultores
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
Tráfico de Pessoas » Cooperação Técnica Internacional  »  OIT
pixel
pixel

OIT

Desde outubro de 2005, a OIT presta Cooperação Técnica e desenvolve atividades relacionadas ao Combate ao Tráfico de Pessoas no Brasil. A cooperação tem como principal objetivo fortalecer a capacidade das organizações nacionais para aplicar a legislação existente sobre o tema, bem como para implementar políticas e programas de combate ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual comercial e trabalho forçado.

Os eixos de atuação da OIT foram concentrados em:

  a.   Fortalecimento da base de conhecimento sobre tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e trabalho escravo, por meio da publicação de trabalhos de pesquisa, manuais de treinamento e capacitação, manuais para promotoras legais populares, guia para brasileiras no exterior, caderno de textos e outras obras relacionadas à cooperação e coordenação policial;
  b.   Fortalecimento das capacidades das instituições públicas e privadas, operadores do direito e funcionários das organizações envolvidas na prevenção, informação e aplicação da lei relacionada ao tráfico de pessoas. Entre as ações implementadas estão: capacitação dos operadores do direito e fortalecimento da participação juvenil; e
  c.   Ampliação da conscientização do público em geral sobre a questão do tráfico de pessoas, fundamentalmente dos formadores de opinião.

Por meio de dois projetos de Cooperação Técnica, a OIT colaborou ativamente com a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), do Ministério da Justiça na elaboração da Política e do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PNETP). A OIT incluiu o tema nas agendas federais e locais, apoiou a execução de novas metodologias de trabalho e a implementação do Plano Nacional. 

A OIT apoiou tecnicamente a SNJ no processo participativo lançado para avaliar o primeiro PNETP e gerar propostas para o 2º PNETP.  Além disso, com o objetivo de contribuir para reforçar o conhecimento sobre tema e as ações de advocacy, a OIT produziu documentos para orientar a participação da sociedade civil.

 
pixel
pixel
pixel
pixel
Busca
Ok
Buscar somente no tema Tráfico de Pessoas
pixel
pixel
Banner de ligação com o Tire suas Dúvidas
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
Retorna Sobe