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Quarta-feira, 17 de outubro de 2012
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 Telefonia Celular

Telefonia celular é campeã de atendimentos em Procons do Brasil
Telefonia celular é responsável por mais de 78 mil atendimentos de Procons em todo o país. No período entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2012, foram registradas 861.218 demandas de consumo no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). As demandas se referem a todos os tipos de atendimentos realizados pelos Procons, como o Atendimento Preliminar e a Simples Consulta, até os processos administrativos instaurados, que na nomenclatura do Sindec são chamados de Reclamação. 

 Senacon

Encontro discute problemas de consumo na Região Nordeste
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, em parceira com a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) realizou, na quarta-feira (25/7), em Recife (PE), a 1ª Reunião Regional da Associação ProconsBrasil – Região Nordeste. 

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 Notícias
18/09/2012 - Senacon apresenta Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2011
05/09/2012 - Resultado do Projeto Indicadores Públicos de Defesa do Consumidor
06/08/2012 - Senacon investiga cobrança de tarifa de cadastro
19/07/2012 - Telefonia celular é campeã de atendimentos em Procons do Brasil
24/04/2012 - Ministério da Justiça processa Claro por cobranças indevidas
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 Reclamações fundamentadas

Senacon apresenta Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2011
A Senacon/MJ divulgou o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas de 2011, que soma 153.094 reclamações contra mais de 19 mil empresas. A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, destacou três pontos importantes que podem ser constatados a partir da análise da publicação: o bom trabalho feito pelos Procons, a necessidade de os fornecedores aprimorarem o atendimento ao consumidor, em especial aos recentemente incluídos no mercado de consumo. 

 Balanço Social do Sindec

 DPDC apresenta Balanço Social dos oito anos de existência do Sindec
A publicação abrange o período de 2003 a 2010 e documenta a história da construção e da implementação do sistema. O Sindec permitiu a formação de uma base de dados sobre atendimentos e reclamações dos consumidores em todo país. 

 Reclamações Fundamentadas

 Cadastro Nacional 2010 mostra situação do atendimento ao consumidor
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor publica o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2010. As reclamações são consideradas fundamentadas depois de recebidas e analisadas pelo Procon em um processo administrativo. Desde 2006, o DPDC faz o Cadastro Nacional cumprindo o que determina o Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 44. Os dados apresentados agora são do período de setembro de 2009 a agosto de 2010. 

 Gráficos de atendimento

 Acesso ao Sindec
Saiba quais as áreas mais demandadas e o perfil do consumidor quanto à idade e sexo mais comuns entre as pessoas que procuraram os órgãos de defesa do consumidor. 




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Acesso dos Procon's ao Sindec 

Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 

Projeto Indicadores 2011
Porpostas do fornecedores mais reclamados do Cadastro Nacional 


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