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Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
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Procon Pará


Diretoria de Proteção ao Consumidor - Procon/PA
Endereço: Travessa Castelo Branco, 1.029, São Braz – Belém/PA
Cep: 66063-080
Telefone de atendimento: 151 / (91)3073-2824 / 2827
Fax: (91)3073-2806
E-mail: proconatend@procon.pa.gov.br
Dirigente: Karla Martins Dias Barbosa

data/documents/storedDocuments/{334263AD-A534-4B0E-AD1D-363427828AB4}/{F9414A08-2B50-4C67-B9D1-80BEFA6DC068}/setas_consumidor.gif O que é o Procon

É o órgão responsável pela coordenação e execução da política de proteção e de defesa do consumidor.

Cabe ao Procon, orientar, receber, analisar e encaminhar reclamações, consultas e denúncias de consumidores; fiscalizar os direitos do consumidor e aplicar sanções quando for o caso.

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Decreto n.º.4946 de 25 de agosto de 1987
Institui o Sistema Estadual de Proteção ao Consumidor e dá outras providências.
O Governador do Estado do Pará, no uso das atribuições que lhe confere o art. 91 da Constituição Estadual.
Decreta:
Art 1° - Fica incluído o Sistema Estadual de Proteção ao Consumidor Seprocon/PA-com o objetivo de planejar, coordenar e executar a política de defesa do consumidor.

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Formas de atendimento

  • Atendimento Pessoal;
  • Atendimento por Telefone;
  • Correspondência, relatando o fato, juntando cópias dos documentos necessários e informando endereço das partes;
  • Denúncia online.

Documentos necessários:

  • Documentos Pessoais;
  • Comprovantes da Relação de Consumo (Notas Fiscais, Tíquetes, Contratos, Recibos, Papeletas de Cartões de Crédito, Guias de Pagamentos, Orçamentos, etc.);
  • Peças Publicitárias (folhetos, panfletos, encartes, vídeos, etc.).

Quando denunciar para a fiscalização

  • Preços diferenciados em supermercado entre a gôndola e a caixa registradora (código de barras);
  • Mercadorias com prazo de validade vencido;
  • Mercadorias sem prazo de validade;
  • Mercadorias expostas na vitrine sem o referido preço;
  • Preços diferentes à vista, dinheiro, cheque ou cartão de crédito;
  • Limite mínimo para a venda no cartão de crédito;
  • Produtos importados sem a devida tradução em português;
  • Postos de combustíveis sem tabela de preços;
  • Mercadorias financiadas sem explicitar o número de prestações, valor total à vista, valor total à prazo e valor dos juros cobrados;
  • Propaganda Enganosa;

Prazos para reclamação

O prazo para o consumidor reclamar do vício do produto ou serviço é de:

  • 90 (noventa) dias para produto ou serviço durável.
    Exemplo: Eletrodoméstico e prótese dentária.
  • 30 (trinta) dias para produto ou serviço não durável.
    Exemplo: alimento e excursão.

Esses prazos serão contados a partir do recebimento do produto ou término do serviço.

Se o vício não for evidente, dificultando sua identificação imediata, os prazos começam a ser contados a partir do seu aparecimento. Exemplo: ferrugem sob pintura.

Local e horário de atendimento

Travessa Castelo Branco, 1.029, São Braz – Belém/PA
Horário: 08h às 14h - segunda a sexta-feira.

 

 

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Acesso dos Procon's ao Sindec 

Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 

Projeto Indicadores 2011
Porpostas do fornecedores mais reclamados do Cadastro Nacional 


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