data/documents/storedDocuments/{334263AD-A534-4B0E-AD1D-363427828AB4}/{73F17C2B-4A61-458C-AF49-76E7575B2807}/MJ.gif
pixel
Quinta-feira, 7 de agosto de 2014
pixel
pixel

pixel
pixel
  Ministério
 Breve História
 Relação de Ministros
 Datas Comemorativas
  Biblioteca
 Atendimento ao usuário
 Acervo
 Serviços disponíveis
 Eventos culturais
 Revista Arquivos
  Comissão de Ética
 Missão
  Organograma
 Secretaria Executiva
  Ouvidoria-Geral
  Protocolo
  Recursos Humanos
 Aposentados e Pensionistas
  Tecnologia da Informação
 PDTI
 Interoperabilidade
 Plataforma Nacional
pixel
pixel
 Estrutura
 Licitação
pixel
pixel
  Serviços
Agenda
Concursos
Entrevista
Eventos
Fotos
Legislação
Mapa
Notícias
Publicações
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
Institucional  »   Notícias
pixel
pixel

28/03/2013 - 16:58h

Anistia e Arquivo Público divulgam arquivos do DEOPS/SP na Internet

28/03/13 – A revelação de parte da história do Brasil estará exposta, a partir da próxima segunda-feira (1º/04), na Internet, quando serão abertos os arquivos e prontuários de um dos mais importantes órgãos de repressão do país, o extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo, o DEOPS. A digitalização dos documentos foi realizada em parceria pela Associação dos Amigos do Arquivo Público de São Paulo e o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, com o apoio da FAPESP. Foram digitalizados cerca de um milhão de páginas de documentação.


O lançamento do site que dará acesso ao conteúdo contará com a presença do presidente da Comissão de Anistia e Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do atual coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Paulo Sérgio Pinheiro, às 10h30 no Arquivo Público de São Paulo.


Além de dar conhecimento ao público, para fins históricos e de pesquisa, a abertura dos documentos também vai facilitar o trabalho de reparação da Comissão de Anistia, uma vez que permitirá aos perseguidos políticos comprovarem parte das perseguições sofridas.


O trabalho de digitalização dos documentos levou dois anos para ser finalizado e deve avançar com novas etapas até 2014. Para realização do projeto a Comissão de Anistia transferiu mais de R$ 400 mil reais à Associação de Amigos do Arquivo. Em dezembro de 2012 o Ministério da Justiça autorizou novo repasse, de mais R$ 370 mil reais, para digitalização de outros acervos.


A Comissão de Anistia lança anualmente o edital do projeto Marcas da Memória para selecionar projetos culturais, artísticos e científicos na temática “justiça de transição: reparação, memória e verdade”. O projeto da Associação de Amigos do Arquivo Público do Estado de São Paulo foi contemplado em 2011, inaugurando essa importante parceria pela preservação da memória histórica brasileira.
 

pixel
pixel
pixel
pixel
Busca
Ok
Buscar somente no tema Institucional
pixel
pixel
Meus Dados
pixel
pixel
Banner de ligação com o Fale Conosco
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
Retorna Sobe