data/documents/storedDocuments/{334263AD-A534-4B0E-AD1D-363427828AB4}/{73F17C2B-4A61-458C-AF49-76E7575B2807}/MJ.gif
pixel
Sexta-feira, 24 de maio de 2013
pixel
pixel

pixel
pixel
  Anistia Política
 Atendimento Especial
 Requerimento
 Comissão
 Calendário de Sessões
 Pareceres
  Cadastro de Cartórios
 Atribuições dos Cartórios
 Atualização de Cadastro
  Classificação Indicativa
 Institucional
 Procedimentos
 Autoclassificação
  Direitos Difusos
 Histórico
 Conselho Federal
 Instruções
 Formulários
 Projetos
 Gestão
  Microfilmagem
 Registro
 Consultar empresas
  Organizações Estrangeiras
 Esclarecimentos
 Procedimentos
 Documentação
 Prestação de Contas
 Recadastramento
 Organizações Autorizadas
 Modelos
 Adoção Internacional
  OSCIP
 Esclarecimentos
 Requerimento
 Modelos
 Renovação
 Entidades Qualificadas
 Prestação de contas
  Utilidade Pública Federal
 Institucional
 Esclarecimentos
 Requerimento
 Relatórios Anuais
 Prestação de Contas
  CNEs
 O que é o CNEs
 Instruções
 Modelos
 CNEs Público
pixel
pixel
  Serviços
Entrevista
Estrutura
Eventos
Fotos
Legislação
Mapa
Notícias
Processos
Publicações
Seleção de consultores
pixel
pixel
pixel
pixel
Cidadania  »   Anistia Política  »   Notícias
pixel
pixel
pixel
pixel

02/07/2012 - 11:51h

Seminário sobre Operação Condor reúne especialistas na Câmara

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e a Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça da Câmara dos Deputados promovem na quarta e quinta-feira, dias 4 e 5 de julho, o seminário Internacional Operação Condor. Os participantes da reunião querem estabelecer interlocuções que permitam o desenvolvimento de ações integradas de busca pela verdade.

Criada em 1960, a operação Condor foi uma aliança político-militar entre os regimes ditatoriais de cinco países da América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O objetivo era coordenar a repressão aos opositores dessas ditaduras e eliminar líderes de esquerda da região.

O presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, afirma que a América do Sul tem na Operação Condor um triste marco de cooperação. “Nosso objetivo agora é uma nova forma de integração, voltada para a democracia. Queremos discutir caminhos para que, juntos, possamos esclarecer toda a verdade sobre o período”. A parceria com a – complementa ele – tem o objetivo de gerar integração e somar forças para avançar rumo à integração regional sobre tratamento dos legados autoritários.

Na abertura, estarão presentes o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão; o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; a deputada Luiza Erundina; o deputado Domingos Dutra, dentre outras autoridades.

Também estão confirmadas as presenças do ex-militante contra a ditadura no Uruguai e atual deputado pelo partido Victoria del Pueblo (PVP) Luiz Puig Cardozo; o juiz federal argentino e autor de obras sobre a Operação Condor Daniel Rafecas; o médico e militante pelos direitos humanos no Paraguai Alfredo Boccia Paz; a professora e pesquisadora da Universidade de Long Island (Nova York, EUA) J. Patrice McSherry; a jornalista chilena Mónica González, fundadora e diretora da fundação Centro de Investigación Periodística; o ativista brasileiro pela defesa dos direitos humanos no Cone Sul Jair Krischke.

data/documents/storedDocuments/{334263AD-A534-4B0E-AD1D-363427828AB4}/{EE941DE6-4E0A-4F23-B3C0-B6A3CAA4FC27}/setas_cidadania.gif Programação do seminário
pixel
pixel
pixel
pixel
Busca
Ok
Buscar somente no tema Cidadania
pixel
pixel
pixel
Banner de ligação com o Tire suas Dúvidas
pixel
Retorna Sobe