data/documents/storedDocuments/{334263AD-A534-4B0E-AD1D-363427828AB4}/{73F17C2B-4A61-458C-AF49-76E7575B2807}/MJ.gif
pixel
Segunda-feira, 27 de abril de 2015
pixel
pixel

pixel
pixel
  Institucional
  Enccla
 Principais Resultados
 Ações/Metas
 Gestão
 Participantes
  Capacitação
 Calendário
 Membros PNLD
 Selo Enccla
 Módulos e Temas
 Resultados
 Seminários
  Laboratório de Tecnologia - LAB-LD
pixel
pixel
  Serviços
Estrutura
Eventos
Fotos
Legislação
Links
Mapa
Notícias
Publicações
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
Lavagem de Dinheiro » Enccla
pixel
pixel

Enccla

Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - ENCCLA

Criada em 2003, por iniciativa do Ministério da Justiça, como forma de contribuir para o combate sistemático à lavagem de dinheiro no País. Consiste na articulação de diversos órgãos dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, com o objetivo de identificar e propor seu aprimoramento.

Atualmente, cerca de 60 órgãos e entidades fazem parte da ENCCLA, tais como, Ministérios Públicos, Policiais, Judiciário, órgãos de controle e supervisão – Controladoria Geral da União - CGU, Tribunal de Contas da União - TCU, Comissão de Valores Mobiliários – CVM, Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF, Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc, Susep, Banco Central do Brasil - BACEN, Agência Brasileira de Inteligência - ABIN, Advocacia Geral da União - AGU, Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN, etc.

A ENCCLA atualmente funciona da seguinte forma:

  1. uma Reunião Plenária anual, da qual participam todos os órgãos, com o objetivo de discutir o trabalho realizado ao longo do ano que passou e deliberar as ações a serem realizadas no(s) ano(s) subseqüente(s);
  2. diversas reuniões dos Grupos de Trabalho, formados pelos órgãos participantes ou convidados, com o objetivo de executar as ações deliberadas pela Plenária; e,
  3. reuniões bimestrais do Gabinete de Gestão Integrada – GGI, que consiste em grupo de 25 órgãos participantes da ENCCLA com o objetivo de acompanhar a execução das ações, bem como propor as ações e recomendações a serem discutidas nas Reuniões Plenárias.

Todas as decisões são tomadas por consenso.

O DRCI/SNJ/MJ funciona como Secretaria Executiva da ENCCLA.
Ao longo desses anos, os trabalhos desenvolvidos pela ENCCLA trouxeram diversos resultados positivos no combate ao crime de lavagem de dinheiro e às práticas de corrupção. Clique aqui e conheça os principais resultados da ENCCLA.
 

pixel
pixel
pixel
pixel
Busca
Ok
Buscar somente no tema Lavagem de Dinheiro
pixel
pixel
pixel
Banner de ligação com o Tire suas Dúvidas
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
Retorna Sobe