Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página Recalls

Alerta de recall para Tiguan

Campanha de Chamamento dos veículos Tiguan, ano/modelo 2015, em razão de possibilidade de fratura do gerador de gás dos airbags laterais dos veículos.
  • por Senacon
  • publicado em 23/03/2016

ALERTA DE RECALL: VEÍCULOS VOLKSWAGEN TIGUAN

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública informa que a VOLKSWAGEN DO BRASIL INDÚSTRIA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES LTDA. protocolou Campanha de Chamamento dos veículos Tiguan, ano/modelo 2015, em razão da possibilidade de fratura do gerador de gás dos airbags laterais desses veículos.

De acordo com a Volkswagen, a Campanha de Chamamento, com início em 23 de março de 2016, abrange 33 (trinta e três) automóveis produzidos no período de 15 de janeiro de 2015 a 22 de janeiro de 2015 e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre o intervalo FW569910 a FW572560.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Volkswagen destacou ter constatado que "os airbags laterais dos bancos dianteiros podem conter uma falha de produção que resulta em uma fratura do gerador de gás do airbag. Em função desta possível fratura, durante uma colisão que demande seu acionamento, poderá ocorrer a projeção de fragmentos no interior do veículo, atingindo os ocupantes". Nessa condição, pode haver "danos físicos aos ocupantes do veículo devido à projeção de fragmentos em caso de colisão que demande o acionamento dos airbags laterais dos bancos dianteiros".

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à Volkswagen, através da Central de Relacionamento com Clientes pelo telefone 0800.019.8866 ou pelo site www.vw.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública – justica.gov.br.

Data de início da campanha: 23/03/2016


Titulo: Tiguan
Protocolo:
Data Início: 23/03/2016
Descrição: Campanha de Chamamento dos veículos Tiguan, ano/modelo 2015, em razão de possibilidade de fratura do gerador de gás dos airbags laterais dos veículos.
Medida de Correção: Efetuar a substituição do airbag lateral de um ou de ambos os lados dos veículos acima descritos.
Relato de Acidentes: Nao
Componente: Gerador de gás dos airbags laterais
Data da constatação: 01/02/2016
Defeito: Os airbags laterais dos bancos dianteiros podem conter uma falha de produção que resulta em uma fratura do gerador de gás do airbag. Em função desta possível fratura, durante uma colisão que demande seu acionamento, poderá ocorrer a projeção de fragmentos no interior do veículo, atingindo os ocupantes.
Tipo de risco: Cortes/Ferimentos
Descrição do risco: Risco de danos físicos aos ocupantes do veículo devido à projeção de fragmentos em caso de colisão que demande o acionamento dos airbags laterais dos bancos dianteiros.
Implicações do risco: Lesões.
Tiguan
Setor: Veículos Automotores
Tipo de Produto: Automóveis
Fabricante: Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda.
País de origem Brasil
País de exportação
Modelo: Tiguan
Ano de fabricação: 2015
Imagens:
<>
Quantidade Afetada: 33
Estado(s) Quantidade
Mato Grosso do Sul 5
Rio de Janeiro 1
São Paulo 17
Paraná 1
Rio Grande do Sul 1
Santa Catarina 5
Distrito Federal 3
Lote do produto:
Nº lote inicial Nº lote final Data início Data fim Validade
FW569910 FW572560 15/01/2015 22/01/2015 -
Local de Atendimento: Concessionárias Volkswagen Brasil
Sitio eletrônico: http://www.vw.com.br
Correio eletrônico:
Endereço:
Telefone:
Observação:

Aviso de risco em anexo.

Arquivos anexados: tiguan_aviso.pdf


Fim do conteúdo da página