Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página Recalls

Alerta de recall para Toyota Lexus ES 350

Campanha de Chamamento dos veículos Lexus, modelo ES350, em razão de possibilidade de perda do controle da estabilidade dos veículos.
  • por Senacon
  • publicado em 11/04/2016

ALERTA DE RECALL: VEÍCULOS LEXUS ES350

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública informa que a TOYOTA DO BRASIL LTDA., protocolou Campanha de Chamamento dos veículos Lexus, modelo ES350, em razão de possibilidade de perda do controle da estabilidade dos veículos.

De acordo com a Toyota, a Campanha de Chamamento, iniciada em 11 de abril de 2016, abrange 03 (três) automóveis produzidos no período de 11 de setembro de 2015 a 14 de outubro de 2015 e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre o intervalo G2225708 a G2230551.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Toyota destacou ter constatado a "possibilidade de dano no anel de vedação da bomba do atuador e este não proporcionar a pressão adequada do fluido de freio, durante o acionamento dos sistemas descritos acima (ABS, TRC e VSC), o que poderá ocasionar a perda do controle de estabilidade do veículo, aumentando o risco de colisão". Nessa condição, haverá "a perda do controle da estabilidade do veículo, com risco de colisão com danos materiais, lesões físicas leves ou fatais, aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros".

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à Toyota, através da Central de Relacionamento com Clientes pelo telefone 0800.703.0206 ou pelos sites www.toyota.com.br e www.lexus.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública – justica.gov.br.

Data de início da campanha: 11/04/2016


Titulo: Toyota Lexus ES 350
Protocolo:
Data Início: 11/04/2016
Descrição: Campanha de Chamamento dos veículos Lexus, modelo ES350, em razão de possibilidade de perda do controle da estabilidade dos veículos.
Medida de Correção: Inspeção e posterior substituição do anel de vedação da bomba do atuador do sistema antitravamento (ABS).
Relato de Acidentes: Nao
Componente: Anel de vedação do sistema antitravamento (ABS)
Data da constatação: 04/04/2016
Defeito: A possibilidade de dano no anel de vedação da bomba do atuador e este não proporcionar a pressão adequada do fluido de freio, durante o acionamento dos sistemas descritos acima (ABS, TRC e VSC), o que poderá ocasionar a perda do controle de estabilidade do veículo, aumentando o risco de colisão.
Tipo de risco: Cortes/Ferimentos
Descrição do risco: A perda do controle da estabilidade do veículo, aumentando o risco de colisão com danos materiais, lesões físicas leves ou fatais, aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros.
Implicações do risco: Lesões e morte.
Lexus ES350
Setor: Veículos Automotores
Tipo de Produto: Automóveis
Fabricante: TOYOTA DO BRASIL LTDA
País de origem Brasil
País de exportação Brasil
Modelo: Lexus ES350
Ano de fabricação: 2015
Imagens:
<>
Quantidade Afetada: 3
Estado(s) Quantidade
Pernambuco 1
São Paulo 2
Lote do produto:
Nº lote inicial Nº lote final Data início Data fim Validade
G2225708 G2230551 11/09/2015 14/10/2015 -
Local de Atendimento: Rede de Concessionárias Autorizadas Lexus e/ou Toyota
Sitio eletrônico: http://www.toyota.com.br
Correio eletrônico:
Endereço:
Telefone:
Observação: www.lexus.com.br

Aviso de risco em anexo.

Arquivos anexados: lexus_aviso.pdf


Fim do conteúdo da página